Na RS Educativa as aprendizagens estão centradas nos alunos, diversificando as estratégias de intervenção, diferenciando percursos e métodos de avaliação, em que o planeamento vai sendo feito ao longo do ano letivo de acordo com as necessidades dos mesmos.
Vocacionada para a Educação e Reabilitação de Crianças e Jovens com limitações significativas ao nível da atividade e participação, a RS Educativa desenvolve a sua ação com base nos princípios orientadores do seu Projeto Educativo e, centra-se nas necessidades individuais dos seus alunos, orientadas de acordo com os seus Programas Educativos Individuais.
O Programa Educativo é constituído pelas seguintes Áreas:
Escolaridade funcional
Estimulação sensorial
Comunicação
Socialização
Independência pessoal
Psicomotricidade
Snoezelen
Educação Física Adaptada
Atividades aquáticas - Natação
Atividades em computadores – Tecnologias da Informação e Comunicação
Acompanhamento psicológico
Acompanhamento familiar e Social
Áreas terapêuticas: Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Hidroterapia, Terapia da Fala
Áreas de despiste vocacional: Carpintaria, Hortofloricultura, Automecânica, Lavandaria.
Desenvolver uma dinâmica escolar que favoreça a formação integral dos alunos
Contribuir para um ambiente escolar saudável, onde dê gosto aprender, conviver e trabalhar
Fomentar uma cultura democrática de participação na vida escolar de reflexão sobre as aprendizagens, atitudes e comportamentos
Promover o sucesso escolar, pessoal e profissional, proporcionando novos meios e oportunidades
Valorizar as experiências dos alunos, permitindo o alargamento dos seus horizontes através de diferentes linguagens que permitam o saber, a comunicação
Desenvolver um conjunto de atividades que proporcionem bem-estar e qualidade de vida aos alunos;
Promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais;
Desenvolver competências académicas através de currículos funcionais;
Promover a integração social, através do desenvolvimento de atividades socioeducativas, recreativas e desportivas com os agrupamentos de escolas parceiras e com a comunidade;
Promover o desenvolvimento de programas de despiste vocacional, em parceria com o Centro de Atividades Ocupacionais da Instituição, tendo em vista a aquisição de um conjunto de competências que contribuam para o desenvolvimento de uma atividade ocupacional na vida pós-escolar;
Promover a transição para a vida ativa e adulta, através do desenvolvimento de atividades ocupacionais em contexto real de trabalho;
Incentivar a participação da família no processo educativo do aluno e estabelecer relações de afetiva colaboração com a comunidade.
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