Projetos

 

Dos vários projectos em que estamos envolvidos destacamos aqueles cujos objectivos previligiam e proporcionam
aos nossos jovens uma maior aquisição de competências e integração na comunidade.

 

 

Hipoterapia

 

Este projecto tem como objectivo oferecer um vasto leque de actividades físicas realizadas ao ar livre que vão desde a Equitação Terapêutica, até a aulas de psicomotricidade.

 

 

 

 

Projecto CERCIECAE

 

Caminhos Encontrados Reais Comuns Inovadores com Alguém Especial

Objectivos

• Acompanhamento de 24 crianças e respectivas famílias de 3 agrupamentos de escolas (Oliveira de Azeméis, Cucujães, e Loureiro) - Unidades de Intervenção Especial e Apoios Educativos

• Hidroterapia, frequência de Oficinas de Pré-Profissional e Actividades da Vida Diária

• Articulação com os professores e educadores e outros técnicos envolvidos no processo educativo

 

 

Projetos implementados

 

Sala de Enfermagem

Com o propósito de prestar medidas de enfermagem e saúde comunitária, a Cerciaz tem uma parceria com a Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis que fomenta os Ensinos Clínicos na área de prestação de cuidados de enfermagem às Pessoas com incapacidade de desenvolvimento intelectual.

Ocupação de Tempos livres

Todos os anos surge a problemática, onde ficam os nossos filhos no decorrer das interrupções letivas. As crianças, jovens e seus familiares recorrem a ATL´s do concelho que lhes respondem de forma positiva, no entanto nenhuma das respostas existentes servem os familiares dos jovens com perturbações do desenvolvimento intelectual. Assim a Cerciaz foi sendo solicitada no sentido de dar apoio a estas famílias. Com um âmbito de ação, na promoção de atividades que tenham como objetivo a melhoria da qualidade de vida nasceu o OTL, Ocupação de Tempos Livres que visa a promoção de atividades lúdicas e recreativas no decorrer destas interrupções.

 

 

Projetos para o futuro

 

Centro de Atividades Ocupacionais (CAO 4)

Com a criação de um novo CAO pretendemos promover o bem-estar dos seus clientes, através da implementação de estratégias e disponibilização de meios potenciadores de autonomia e promotores de integração pessoal e social. Os objetivos de trabalho do CAO, incidem sobre várias áreas que incluem a socialização, o conhecimento de si e do outro, a promoção da autonomia (pessoal, social e ocupacional/profissional), o desenvolvimento de competências técnicas e gestuais, o desenvolvimento e a participação em formas de expressão e criatividade e a promoção da autoestima. Nesta candidatura fundamentamos a necessidade de uma nova Resposta Social com uma lista de espera de 35 clientes do concelho e concelhos limítrofes. O edificado pertence à Cerciaz, é uma Quinta constituída por um edifício maior, onde se vão situar as salas de atividades. Três estufas, que têm como objetivo funcionar como oficinas, balneários e sala de acolhimento e interação. A Quinta apresenta ainda vários espaços ajardinados e é circundada por muros e portões que limitam a sua área. Situada no Pinheiro da Bemposta vai permitir a descentralização do apoio prestado aos jovens de Albergaria, Branca, Estarreja, locais de resposta da Cerciaz.

 

 

Centro de Recursos para Mobilidade Humana

Com a criação deste centro pretende-se que este seja um instrumento de apoio na prestação de cuidados terapêuticos, atividade de reabilitação exercida junto do indivíduo, da família e da comunidade. O seu objetivo é promover a eficácia e a inovação na intervenção e ao mesmo tempo melhorar a oferta de respostas promotoras e preventivas do combate à exclusão social. Contribuir e assegurar a continuidade da assistência e o desenvolvimento de atividades preventivas nos cuidados básicos de saúde ao domicílio.

Relativamente ao serviço que se pretende prestar, surge no sentido e anteriormente já referido de dar resposta a uma lacuna nesta área existente no nosso concelho. Os nossos serviços pretendem que sejam específicos, tenham em conta o cliente a sua realidade circundante e melhoria da sua qualidade de vida no particular e no seu todo. Deste modo os serviços a prestar serão:

  • Fisioterapia
  • Terapia Ocupacional
  • Psicologia
  • Serviço Social
  • Terapia da fala

Pretendemos prestar serviços de proximidade na área da intervenção terapêutica de reabilitação e habilitação.

 

 

SAD

No enquadramento existente, a Cerciaz possui o "Saber Fazer" que nos possibilita atuar dentro dos parâmetros de qualidade e satisfação exigidos e que defendemos nas outras respostas sociais.

É nosso objetivo prestar O Serviço de Apoio Domiciliário, de acordo com a legislação aplicável e as orientações da Segurança Social: fornecimento de alimentação (pequeno almoço, almoço, lanche), cuidados de higiene pessoal e de conforto do cliente, tratamento de roupas, higiene habitacional, animação/socialização, acompanhamento médico, apoio psicossocial e acompanhamento de psicologia.

 

 

Táxis adaptados a mobilidade condicionada

Os táxis são, desde sempre uma necessidade premente das pessoas. O concelho de oliveira de azeméis sente esta necessidade com a mesma intensidade. A Cerciaz com uma relação privilegiada com a Deficiência em geral que permite a esta organização conhecer de perto as necessidades dos seus utilizadores, que referem frequentemente as dificuldades sentidas neste tipo de transporte, ou na ausência deles. Instituição cuja missão pretende apoiar públicos desfavorecidos com dificuldades de inserção, nomeadamente pessoas com deficiência mental e multideficiência, visando o direito de exercício pleno de cidadania, lançou-se no desafio de colmatar esta lacuna de forma inovadora para uma instituição com o nosso âmbito de ação.

 

 

Lar Residencial

Continuando a dar resposta às necessidades emergentes sinalizadas ao longo do tempo, defende o projeto do novo Lar Residencial que terá a vantagem de ser o “Alojamento temporário ou permanente de pessoas com deficiência e incapacidade que se encontrem impedidas de residir no seu meio familiar (in Portaria nº 59/2015 de 2 de Março) com capacidade para 20 pessoas, 15 de caracter fixo, 3 de caracter temporário e 2 de emergência social. Este edifício irá coexistir com as edificações existentes garantindo a sua autonomia, irá também usufruir das valências já existentes como a cozinha a lavandaria., piscina, etc. Com projeto de arquitetónico a Cerciaz encontra-se a envidar esforços no sentido de garantir parcerias e financiamentos que nos permitam avançar com este projeto o mais breve possível.

PO ISE
União Europeia
Portugal 2020
IEFP
Certificado DGERT
Ministério da Educação
Segurança Social
Agrup Ferreira Castro
Alesanti
Bombeiros Fajões
Escola Superior Saúde
Fábrica artes-escola dança
ISS
Molag
Montepio frota
Natigam
Plasticos frias
Sonecol
Sopormetal
Agrupa Soares Bastos