2019-11-11
Num outono frio e duro que assolava a Europa decorria o ano de sua Graça 337, do século IV, reza a lenda que um cavaleiro gaulês, chamado Martinho, tentava regressar a casa durante uma tempestade quando encontrou a meio do caminho, um mendigo que lhe pediu uma esmola. O cavaleiro militar romano, que não tinha mais nada consigo, retirou das costas o manto que o aquecia, cortou-o ao meio com a espada, e deu-o ao mendigo. Nesse momento, a tempestade desapareceu e um sol radioso começou a brilhar. O milagre ficou conhecido como «o verão de São Martinho». Desde então, por altura de novembro, o ríspido tempo de outono vai embora e o sol ilumina-se no céu, como aconteceu quando o cavaleiro ofereceu o manto ao mendigo.
É por causa desta lenda que, todos os anos, festejamos o Dia de São Martinho a 11 de novembro, assim cumpriu-se a tradição e realizamos o tradicional Magusto, os alunos foram surpreendidos com a contadora de histórias Inácia Cruz que dinamizou a lenda de S. Martinho com a intervenção dos nossos clientes. No final saborearam um lanche que primou pelas castanhas "quentinhas e boas”. Foi um dia bem passado entre amigos, num momento de confraternização.
Este site além de cookies necessários para o seu correto funcionamento, utiliza cookies para apresentar funcionalidades, otimizar conteúdos, personalizar anúncios e integrar funcionalidades de redes sociais e análise de tráfego. Essa informação recolhida é partilhada com parceiros das áreas e pode ser utilizada no uso dos respetivos serviços.Saber mais